Dra. Gabriella Campos, PhD
Dermatologista, MD. PhD em Oncologia
CRM 52666963; RQE 10137
Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, PhD em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Dermatologista, Dermatoscopista, Professora, Palestrante e Escritora.
É apaixonada pelo que faz. Apresentadora do Podcast Café com Pintas em seu canal no youtube.
Sobre Dra. Gabriella Campos
Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, PhD em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Atua no diagnóstico precoce do câncer de pele e seus principais tipos, com a Dermatoscopia Digital e o Mapeamento Corporal Total, ferramentas que utiliza há 15 anos para o acompanhamento dos pacientes de risco para melanoma, especialmente aqueles com múltiplos sinais pigmentados na pele.
É médica há 25 anos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Fez Residência em Clínica Médica pelo Hospital Federal da Lagoa – RJ e também em Dermatologia pelo IASERJ - RJ. É Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Especialização em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer.
Fellow em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA)há 20 anos e PhD em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA)
Autora de dois livros livro para o diagnóstico do Câncer de Pele. Fundamentos de Dermatoscopia (1ª edição em 2012 e 2ª edição em 2016) e Dermatoscopia uma visão global (2023).
Gabriella é uma eterna e inquieta estudante, há 32 anos no Rio de Janeiro para sua carreira médica, iniciada aos 18 anos de idade.
Formada há 25 anos, atua, de forma exclusiva, há mais de 20 anos, no diagnóstico precoce do câncer de pele, com a Dermatoscopia Digital e o Mapeamento Corporal Total, ferramentas que utiliza para o acompanhamento dos pacientes de risco para melanoma, especialmente aqueles com múltiplos sinais pigmentados na pele, além de história pessoal e familiar prévia.
Com um olhar especial as pintas e ao diagnóstico em sua profissão, mas especialmente com um olhar atento ao paciente, único em sua jornada, tem a empatia como a chave principal do seu trabalho, e ama ensinar aos médicos como alcançou tanto prestígio e confiança dos próprios colegas médicos e pacientes, com ética em primeiro lugar e um incansável amor ao aprendizado e
ensino.
Palestrante nacional e internacional, com doutorado em Oncologia, contribui no universo científico com inúmeros artigos, capítulos de livros e dois livros próprios relacionados ao diagnóstico do câncer de pele.
Tema do Capítulo
"MUITO ALÉM DAS PINTAS"
A dermatologia, particularmente no contexto do câncer de pele, abrange uma ampla gama de casos, desde diagnósticos precoces de melanoma até situações avançadas envolvendo diversas partes do corpo como couro cabeludo, face, braços, pernas, costas, mãos e pés e mucosas. A narrativa destaca avanços significativos na oncologia, especialmente no tratamento de melanomas em estágios avançados através de Terapia Alvo e Imunoterapia, que têm proporcionado remissão em alguns pacientes com metástases em órgãos como pulmão e fígado. No entanto, esses tratamentos ainda precisam ser mais acessíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
A autora, Dra. Gabriella Campos, compartilha sua experiência como professora e treinadora em dermatologia oncológica, incluindo seu trabalho com dermatoscopia digital e mapeamento corporal total. Ela ressalta a importância do meio digital na disseminação de informações sobre câncer de pele, alcançando um público mais amplo e impactando cada vez mais vidas. Gabriella usa suas plataformas, como Instagram e o Podcast "Café com Pintas" no Spotify, para educar e inspirar as pessoas sobre a detecção precoce e a prevenção do melanoma e demais tipos de câncer de pele.
O texto também enfatiza a importância da autoavaliação utilizando a regra ABCDE para identificar sinais suspeitos de melanoma: Assimetria, Bordas irregulares, Cores diferentes, Diâmetro acima de 6mm e Evolução. Dra. Gabriella incentiva a busca por um dermatologista para exames regulares da pele.
Gabriella nos conta vários casos que marcaram sua trajetória, de diagnósticos feitos inclusive em ambientes informais, como o olhar atento as pintas faz parte de sua missão. Mas também como a empatia e ética são ferramentas importantes no seu dia a dia.
Além de sua missão profissional, Gabriella valoriza o tempo com sua família, destacando que o papel de mãe e cuidadora é insubstituível. Ela reflete sobre a importância de seguir seus dons e paixões, utilizando meios digitais para ampliar o compartilhamento do conhecimento e inspirar outras pessoas.
Por fim, Gabriella encoraja os leitores a agradecerem pelas experiências diárias, valorizando tanto os sucessos quanto os desafios, e a se desapegarem de ambientes que não permitem o pleno desenvolvimento de seu potencial.